Aline X | Brasil + Gustavo Jardim | Brasil

Artistas contemplados com o PRÊMIO DE RESIDÊNCIA RES ARTIS na Kooshk Residency (Teerã, Irã)
Aline X

É cineasta e artista visual. Formou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É sócia-fundadora da 88 Filmes, produtora que se dedica à produção de vídeos experimentais, documentários e performances de arte eletrônica. Foi produtora da rede de televisão educativa LA36 em Los Angeles, Estados Unidos. Como montadora, foi assistente de Cao Guimarães no longa metragem Andarilho (2006). Foi assistente de direção e produtora de realizadores relevantes da produção audiovisual mineira, como o grupo Feito a Mãos/F.A.Q, os videoartistas Éder Santos, João Vargas, Patrícia Moran, Carlos Magno e Marilia Rocha. Vive e trabalha em Belo Horizonte.

Gustavo Jardim

É artista visual e cineasta. Formou-se em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, em 2010, e cursou cinema etnográfico na University of Toronto, Canadá. Atua principalmente nos campos do documentário e do vídeo experimental. Trabalha em parceria com outros artistas no coletivo de produção artística independente DuRolo, que discute a relação entre diferentes linguagens no processo de criação colaborativa. Seus filmes foram exibidos em diversas mostras e festivais, como o Pocket Films, Centre George Pompidou, Paris, França (2008); sendo premiado no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro (2007); Festival de Tiradentes (2008); Mostra Minas de Cinema e Vídeo, Belo Horizonte (2008 e 2006); e no Vitória Cine Vídeo (2007). Colaborou com programas de formação ligados ao audiovisual e à gestão cultural. Vive e trabalha em Belo Horizonte.

Tocaia | 2014, videoinstalação

Uma manada, aglomerada por detrás de uma cerca, fita a câmera; seus movimentos geram um estado de alerta e tensão. O espectador, diante dos bois, está na posição de ameaça, mas é também por eles ameaçado. Se está diante de uma tocaia, não sabe a quem ela está destinada. Aline X e Gustavo Jardim atuam como diretores e produtores de cinema, mas, desde 2007, vêm realizando projetos audiovisuais em dupla.

artistas selecionados pelo edital de obras